A história: em 1988 o italiano Francisco Cirillo, desenvolveu um método de gestão de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos, seja no trabalho. A técnica foi criada para utilizar o tempo como um valioso aliado e realizar o que queremos fazer e do jeito que queremos. Além disso, capacita-nos continuamente para melhorar nossos processos seja ele por exemplo estudar para concursos.
Ao usar esse método, é possível saber não só a quantidade de atividades que são feitas, como também a qualidade. Além disso, pode-se medir o que está atrapalhando a realização das tarefas. E voltado para pessoas conhecidas como procrastinadoras no geral e que tem muita dificuldade em foco, então ela consiste em estudar 25 minutos, parar por 5 minutos para descansar (beber aguar, fazer xixi...) e depois voltar com uma nova cronometragem.
Pomodoro significa tomate em italiano. A fruta faz alusão ao tempo durante o qual você pode fazer determinada tarefa. Cada pomodoro é dividido em quatro pomodoros, e cada um destes equivale a 30 minutos.
Anote o que precisa para usar essa técnica:
Um timer ou despertador (pode ser do celular)
Papel ou bloco de notas no computador/celular para escrever as atividades a serem realizadas
O método Pomodoro é simples e dura duas horas. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos O conceito do Pomodoro é que a pessoa que vai estudar ou executar uma tarefa demore, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, ele deve parar e descansar 5 minutos.
Vantagens de usar a técnica Pomodoro
Alivia a ansiedade;
Aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções;
Aumenta a conscientização das decisões;
Aumenta a motivação e mantém-na constante;
Reforça a determinação para atingir os objetivos;
Melhora o processo de trabalho ou estudo;
Reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.
Minha opinião, como no começo estava procurando aprender tudo sobre “tudo” para conseguir atingir meus objetivos eu tentei fazer a técnica Pomodoro e fiz por uma semana, mas comigo eu tinha. Como posso dizer..., motivos e motivações demais para estudar e mudar de vida então a técnica foi em vão não funcionou comigo para eu procurava inspirações em aprender coisas novas e não sentia o tempo passar e não me sentia cansada. Lembrando algumas coisas, estudar para minha não é um problema ou uma tarefa árdua. Eu estudo porque gosto e tenho um prazer danada nisso. Então a técnica para mim não rolou porque eu tinha e tenho motivações maiores para isso (estudar e passar em um concurso). Sei que existem pessoas que precisam olhar o contra cheque na parede para se motivar, criar técnicas e sonhar com tudo que pode se fazer quando conseguir ser nomeado ... Mas o simples fato de aprender e adquirir mais conhecimentos me alimenta muito (juro) .
Abandonei logo depois de uma semana a técnica. Mas se você precisa se concentração e incentivos acho que é uma excelente ideia para você começar a fazer para criar uma certa disciplina. Até hoje não sei porque os concurseiros são obcecados com isso de tempo de estudo, de quanto tempo a pessoa estudou ou levou para ser aprovado, não entendo porque isso e tão relevante par alguns saber quanto se estudou ou estuda .... Eu apenas estudo o tempo que acho necessário de uma matéria por dia. Não fico medindo. Existe aplicativo do Pomodoro também (que eu baixei mais ainda não usei J, Em breve faço um vídeo pra o canal ( o mundo de bia ( eu tenho um canal ainda em criação sabia ?)(https://www.youtube.com/channel/UCPx8DbBZ_Y7DOaFipIDhU1Q ) Mostrando essa técnica que já está super. “manjada” em vários canais no youtube você encontra dicas de como utilizar a técnica. Beijos e até lá. Qual técnica de estudo ou concentração que vocês usam?